Nota Fiscal Eletrônica - O Início

Como a partir de 01 de Abril a Nota Fiscal não será mais aquela de papel, começaram a algum tempo a emissão da eletrônica e consequentemente, nós programadores, ficamos responsáveis de realizar a integração dos diversos sistemas à esse novo tipo de implantação. Não diferente de você também fui obrigado a adentrar nesse mundo. Nunca li tanto de XML e sobre Certificado Digital na minha vida!

Por ventura já existiam alguns colegas que já realizaram grande parte do trabalho disponibilizando códigos e bibliotecas nas mais variadas linguagens que nos ajudaram a realizar esse feitio. Um deles que testei é o UniNFe. Muito boa a implementação, além de ser OpenSource com código em ASP.NET. Bem fácil de configurar e já faz tudo: assina seu XML, realiza o envio e obtém o retorno. Fica apenas o trabalho do usuário gerar o XML de envio e ler o de retorno.

Quando utilizei, pensei: "Pronto! Problemas resolvidos...". O que era bom, ficou para trás. O UniNFe serve para emissão de notas fiscais cujo o contribuinte possua Inscrição Estadual. Para empresas que não possuem IE, apenas a Inscrição Municipal (IM), devem atrelar-se à implementação da SEFAZ do município cuja implementação difere, na maioria dos aspectos, dessa implementação. Contudo, por ser OpenSource, pude aproveitar algumas classes dele para gerar as minhas. Constantemente estou em contato com a secretaria de NFS-e em Salvador para resolução de meus problemas (e problemas) e tentar terminar tal solução.

Nos próximos posts, logo que eu for resolvendo/terminando algumas funcionalidades, irei disponilizando trechos de classes/métodos para geração da NF-e. Abaixo segue uma relação de links que podem ajudá-los a adiantarem algum código:
  1. Nota Fiscal Eletrônica Nacional: http://nf-eletronica.com/blog/
  2. Linha de Código - Nota Fiscal Eletrônica - Geração, Assinatura e Transmissão: http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1814
Mais materias e links são facilmente encontrados na net, dependendo do que for realmente fazer. Não se esqueça de, antes de começar a implementar, leia o Manual da Integração para onde deverá prestar conta: Muncípio ou Estado.

0 comentários:

Postar um comentário