ASP.NET com Banco MySQL

Todos viram aqui que meus posts dispensam muito embasamento teórico e parte logo para a prática. Gosto de ser direto... então, vamos lá! Para conectar a bancos MySQL podemos utilizar o ODBC do .NET para conectar e realizar consultas a ele. Contudo, esse tipo de conexão é mais lento e não usurfrui de conjunto de instruções específicas que podem otimizar as operações sobre o banco de dados, exemplo o namespace System.Data.SqlClient no qual possuem instruções específicas do SQL Server para manipulações dos dados. Assim sendo, a própria MySQL disponibilizou um conector específico para programação .NET. Para isso, pode realizar o download aqui.

Faça o download do instalador ou zip para obtermos as DLLs. Caso tenham dificuldade na obtenção dos arquivos, vejam nesse link aqui onde contêm apenas as DLLs básicas para o funcionamento. Com os arquivos em mãos, insira-os na pasta Bin do projeto ou dê um Add Reference para incorporá-las. Com as DLLs no seu devido local, as classes MySQL já podem ser acessadas quando adicionado o namespace MySql.Data.MySqlClient. Abaixo, temos um exemplo de realizar uma consulta no banco de dados. Nota-se que se assemelha bastanto com o SqlDataReader, OdbcDataReader, etc:

using MySql.Data.MySqlClient;

MySqlConnection conexao = new MySqlConnection("String Conexão MySQL");
MySqlCommand comando = new MySqlCommand();
MySqlDataReader datareader = null;
try
{
    conexao.Open();
    try
    {
        comando.Connection = conexao;
        comando.CommandText = "SELECT * FROM Tabela";
        datareader = comando.ExecuteReader(System.Data.CommandBehavior.CloseConnection);
    }
    catch (MySqlException erro) { }
}
catch (MySqlException erro) { }

O objeto MySqlDataReader contêm os dados da consulta efetuada. Bem similiar com as outras formas de uso de conexão, então não há erro. Parameters, DataSet e muitos métodos que o conector fornece podem ser usados de forma similar aos demais conectores citados anteriormente. Fácil...

Então é isso! Caso tenham dificuldade na string de conexão para o MySQL veja no ConnectionStrings a mais adequada a sua necessidade.

0 comentários:

Postar um comentário