"Crash" nos Templates do Visual Studio

Ontem, quando estava instalando um componente no Visual Studio, tudo funcionava normalmente como um dia qualquer. Não me esperava o Visual Studio falhar na hora que mais precisava dele. Ao trabalhar em um projeto e adicionar um novo item, todos os templates sumiram!!! Não podia selecionar nenhum template (óbvio que não poderia criar mais nada) e ao mesmo tempo surgia-se um erro bizarro informando para que eu entrasse no visualizador de eventos para obter com mais detalhes.

Chegando lá aparecia um erro informando que houve uma falha no carregamento dos templates e que era para executar o comando abaixo para fazer uma recuperação dos templates:

devenv.exe /installvstemplates

Para executar o comando, vá em Iniciar, depois em Programas escolha a pasta do Microsoft Visual Studio 2008/2005, depois na Visual Studio Tools e clique no prompt Visual Studio 2008/2005 Command Prompt. Entre com o comando descrito acima e dê Enter. Aparentemente o comando é executado sem problemas e rapidamente. Só que tem uma coisa: volte a abrir o Visualizador de Eventos (para quem não sabe o Visualizador de Eventos encontra-se no Painel de Controle - Ferramentas Administrativas) e monitore os eventos que estão sendo gerados. Espere um instante e veja se nenhuma entrada foi gerada. Se der tudo certo, no máximo, irá surgir alguns warnings no log mas que pouco afeta a restauração.

E, por mais que queremos, uma coisa nunca funciona na primeira vez. Logo que executei apareceu inúmeros erros (nem eram warnings). Abri o Visual Studio e continuava a mesma coisa. Li alguns materiais na Internet e notei que algumas pessoas já se depararam com esse problema. Encontrei vários métodos para lidar com a situação, mas pensei melhor e fiquei com receio de piorar o que já estava estragado. Então fiz o que todo brasileiro gosta de fazer: tentar de novo! Executei o mesmo processo e funcionou! Aparentemente estava tudo de volta...

Obs: Feche todas as instâncias do Visual Studio senão não funciona corretamente.

Para quem tiver essa sorte, verifique se está tudo nos conformes. Quem não conseguiu recomendo fortemente reinstalar o Visual Studio novamente. Senão, tente alguns dos tutoriais espalhados pela net. Alguns procedimentos como os descritos abaixo podem ajudar caso não resolva baseando-se nos métodos acima:
  1. Mudar o diretório dos templates na configuração do Visual Studio;
  2. Verifique se os templates necessários existem na pasta "C:\Program Files\Microsoft Visual Studio 9\Common7\IDE\ProjectTemplates" e "ItemTemplates"
Outra solução drástica é fazer a restauração do sistema para um ponto onde estava funcionando corretamente a aplicação. Boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário