Usando Certificado Digital para Nota Fiscal Eletrônica no Windows Server 2003/2008

Desde que lançaram a nota fiscal eletrônica, nós programadores ficamos com receio do uso das leitoras e cartões nos sistemas operacionais para a assinatura do XML usando o certificado digital. Geralmente os servidores usufruem de alguma versão do Windows Server para acomodar as aplicações web (que realizam o processo de assinatura) além de proporcionar mais robustez e qualidade diante dos trabalhos. Mas as leitoras e cartões simplesmente não funcionam como deveriam! Incompatibilidade... dizem.
Enfim... como fazer? Simplesmente é só usar outro sistema operacional!

"Mas como vou usar se meu servidor é Windows Server e não posso instalar outro SO?" (Você se perguntando)

Resposta: Use os dois através de uma máquina virtual! Há vários tipos e para vários gostos ficando a critério do que você for utilizar. Recomendo o VMware! Ele dispõe de duas versões (há outras que você pode optar também) que são ótimas para uso: Player e Server. Em resumo, a Player é limitada pois seu uso é simples mas não deixa de ser útil.

Vamos ao processo que será bem simples:
  1. Instale uma das versões do VMware;
  2. Instale um Windows 2000/XP/Vista nela contanto que seja compatível com sua leitora/cartão (a instalação é bem simples e sem dificuldades - é mais fácil do que quando vai instalar no computador "de verdade" bastando seguir o Wizard dela);
  3. Agora conecte a leitora do cartão no PC. Note que no Windows Server não acontecerá nada, mas no Windows interno começará a instalação;
  4. Em seguida espete o cartão na leitora;
  5. Abra o utilitário da leitora (através do Windows da máquina virtual) e verá que o cartão foi lido corretamente.
Pronto! Daí basta compartilhar uma pasta entre o Windows Server e a máquina virtual (através do VMWare se faz isso) e, enquanto no Windows Server vai jogando os XMLs nessa pasta, o Windows MV (da máquina virtual) vai assinando/enviando. Bem louco, não? Mas funciona! Pode até ter o Linux virtualizando um Windows que a leitora irá funcionar.

2 comentários:

Printparts disse...

Amigo gostei da sua solução porém nao consegui fazer. Voce poderia explicar melhor os passos finais após a instalacao do certificado.

Anônimo disse...

VM é um workaround muito mal feito. A propria MS já proveu a solução pelo KB 968730.

Postar um comentário