Diferenças entre Aplicações Compiladas e Não-Compiladas

Quando programávamos (ou programamos) com aquelas linguagens do tipo PHP ou ASP Clássico apenas pegávamos o que foi implementado e jogávamos no servidor web para uso. Com a inovação das tecnologias e tipos de linguagens (compiladas, interpretadas, híbridas) algumas dúvidas nos cercam quando estamos publicando um certo projeto. Nesse caso, falemos do ASP.NET para as versões acima da 2.0.

Antes de mais nada, o ASP.NET é compilado. Mesmo que você jogue os fontes no IIS ele é compilado na primeira vez que é acessado (e/ou alterado). Você não vê, mas por trás é feito isso. Para quem nunca compilou uma aplicação web, há diversas formas para uma dada finalidade. Geralmente é usada a função Publish Web Site (compila e publica).


Mas o que muitos perguntam é: existe diferença de desempenho? Não! Muitos dizem que há um pouco, mas já trabalhei com várias aplicações e não notei qualquer diferença. Li vários artigos por aí na net e não achei qualquer um que demonstrasse e/ou notasse diferença brusca de desempenho. Então, elaborei a seguinte tabelinha abaixo com um pequeno resumo. Se tiver mais, favor avisar-me que atualizo:


Compilada
Não-Compilada
 Desempenho
 Normal
Normal
 Código-fonte
 Protegido em DLL's
Visível 
 HTML
 Sem mudança
Sem mudança 
 Atualização\Correção
 Precisa compilar todo o projeto e publicá-lo (código-fonte) enquanto no design pode alterar normalmente
Pode alterar diretamente no problema (página)
 Primeiro Acesso
 Normal
Lento 

Óbvio que toda regra tem sua exceção, então a depender dos casos supra-citados pode haver pequenos detalhes que mudam uma coisinha ou outra mas nada de tão drástico (de acordo com a tabela - exemplo, na compilação FULL você não altera sequer o HTML). Se quiserem conhecer mais sobre os tipos de compilação (Full, Pré ou Sob-Demanda) visite os links da MSDN e de Dennes Torres.

0 comentários:

Postar um comentário