Enviar e-mail em ASP.NET usando o GMail com conta no Google Apps

Um artigo bem simples que se encontra na net para envio de e-mail em C# é esse aqui. Um post bem simples e explicativo de como fazer o envio usando o SMTP do GMail. Mas não era bem isso que eu queria abordar (também) já que disponibilizei o link para o post ensinando como. Quem não conhece o Google Apps já deveria dar uma olhada pois é um conjunto de soluções empresariais que ajuda na redução de custos de TI dando uma maior produtividade. Uma delas é a criação de e-mails tendo um domínio externo. Vou dispensar explicações (nota: tem a versão free e paga)... vamos à "implementação". Suponhamos que eu tenha o domínio www.thiagomarcal.com.br e que esteja configurado para o Google Apps. Lá eu criei um e-mail contato@thiagomarcal.com.br e agora quero usá-lo para fazer o envio de e-mails. Basta eu seguir o post citado anteriormente que é possível fazer o envio com os seguintes dados:
  • SMTP: smtp.gmail.com
  • Sender: contato@thiagomarcal.com.br
  • Senha: 123456
  • Porta: 587
  • Ssl: true
Obviamente a senha é fictícia... apenas usando para fins didáticos, mas que realmente muita gente usa. Então, tudo certo! Faz-se um envio e dá o seguinte erro:

The SMTP server requires a secure connection or the client was not authenticated. The server response was: 5.5.1 Authentication Required. Learn more at

O servidor SMTP requer uma conexão segura ou o cliente não foi autenticado. A resposta do servidor foi: 5.5.1 Autenticação solicitada Saiba mais em

Se garantir que os dados estão todos certos e já testou com outra conta (e fez o envio corretamente) faça o seguinte: mude a senha! Senha fraca ou padrão (que nem 123456) o GMail bloqueia a autenticação e não deixa enviar.

6 comentários:

Diego disse...

Obrigado!

Muito importante esta informação

Leandro Blanes disse...

Thiago, eu estava com este problema e não achava a solução em nenhum lugar, aí quando li seu texto resolvi tentar enviar por outra conta uma que tenho do gmail.com mesmo na qual uso uma senha mais forte e também não funcionou, então fiz o que você recomendou, alterei a senha de uma conta apps e tentei novamente, aí funcionou... Essa conta enviava antes com a senha fraca que tinha... Fiquei me perguntando, será que o problema é a força da senha mesmo ou algum bug do Gmail que é corrigido quando alteramos a senha??? Seria legal fazer um teste trocando para uma senha fraca e ver se funciona, aí a dica seria apenas "alterar a senha" e não especificamente ter uma senha forte.

Thiago Marçal disse...

Leandro, obrigado pelo feedback. Como disse, pode ser um bug do GMail ou pelo simples fato de alterar a senha. Lembro-me que tinha alterado algumas vezes e não funcionou. Então li na documentação das contas GMails acerca da complexidade da senha e havia feito esse teste. Mesmo assim, fica aí a sua dica como contribuição e enriquecimento do blog.

rodrigoreisf disse...

Se num fosse esse post eu ainda estaria me matando pra descobrir qual era o problema. valeu mesmo cara :)

Unknown disse...

valeu salvou!!

Anônimo disse...

mais fácil, entrar em https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps e ativar acesso para aplicativos menos seguros

Postar um comentário