Error 500 Internal Server Error - Como descobrir o problema

Quando dá esse erro muitas pessoas tremem só de ver! Abaixo darei uma dica para quem é marinheiro de primeira viagem e se depara com isso.

Essa tela é gerada pelo IIS para camuflar o erro para o usuário. Se a aplicação não for bem tratada quanto a erros, esse é o último recurso que o IIS faz para não exibir o erro na tela. Seria bem incômodo para o usuário ver na tela o erro de seu site, por exemplo. Para quem está gerenciando a aplicação é incômodo até certa parte, pois muitas vezes o desenvolvedor resolve o problema mais olhando o erro do que analisando log, events, etc. Pois bem, vamos lá!

Abra o IIS e procure pela função Error Pages (Páginas de Erro) no módulo IIS. Entre e procure pelo link Edit Resource  Settings (Editar Configurações de Recurso). Ao abrir, a tela de Edit Error Pages Settings (Editar Configurações de Página de Erro) escolha a opção Detailed errors (Erros detalhados) e OK.


Ou, mais especificamente para o ASP.NET, procure a função .NET Error Pages (Páginas de Erro do .NET) no módulo ASP.NET. Entre e procure pelo link Edit Resource  Settings (Editar Configurações de Recurso). Ao abrir, a tela de Edit Error Pages Settings (Editar Configurações de Página de Erro) escolha a opção Desactive (Desativar) e OK.


Com isso, a depender do erro, já estarão sendo enviados para a tela. Lembram do post sobre segurança? No web.config, deixe o customErrors com o atributo mode="Off" caso necessário para que os erros sejam exibidos.

Caso ainda não tenha descoberto o problema, acesse a configuração do ASP  no módulo IIS. Expanda a propriedade Debugging Properties (Propriedades de Depuração) e coloque como True a função Send Errors to Browser (Enviar Erros ao Navegador).


Isso deve ser mais do que o suficiente para exibir o erro e identificar qual o problema está na aplicação. Lembrando que, se preferível, não deixar o erro ser exibido para o cliente. Deve-se fazer o possível para tratar e localizar adequadamente o problema. Segurança em primeiro lugar!

1 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, tava muito procurando essa configuração para não precisar ficar entrando no log toda hora.

Postar um comentário