Consumindo Web-Service PHP através do ASP.NET (C#)

Já passou por aqui um post sobre de como consumir um web-service, mas era em ASP.NET. Agora como consumir um web-service em PHP? Da mesma forma. Não muda! O fato de escrever esse post é apenas e pelo simples fato de ter um certo inconveniente na elaboração do web-service em PHP.
Se procurar na net, recomendo o artigo de Maurício Reckziegel da iMasters que é muito bom e explica certinho como fazer. Se você seguir à risca o que está escrito irá conseguir elaborar um web-service em PHP normalmente e irá conseguir consumir, menos em ASP.NET. Não é que a matéria esteja errada, é porque o ASP.NET é chato com a validação do WSDL que é gerado pelo PHP. O documento (WSDL) tem que ser gerado na mão e, quando não é gerado de forma automática, estamos susceptíveis ao erro. Com o web-service em PHP é assim...
Então, digamos que você tenha elaborado o web-service em PHP e já fez referência na sua aplicação. Contudo sua aplicação pode dar erro ou retornar nada. Primeiramente, todo WSDL que iremos usar deve ser validado antes de ser devidamente consumido. O Visual Studio dispõe de uma ferramenta que valida e gera a classe consumidora (que não precisar ser usada pois está intrínseco na ferramenta). Vá em Iniciar > Todos os Programas > Microsoft Visual StudioVisual Studio ToolsVisual Studio 2008 Command Prompt. Irá abrir um prompt de comando. Escreva por exemplo: wsdl http://thiagomarcal.blogspot.com/webservice.php?wsdl . Se der tudo certo, irá surgir um resultado semelhante a esse:


Se estiver tudo OK, então pode usar tranquilamente, caso contrário irá surgir o seguinte problema:

Microsoft (R) Web Services Description Language Utility
[Microsoft (R) .NET Framework, Version 2.0.50727.3038]
Copyright (C) Microsoft Corporation. All rights reserved.

Warning: This web reference does not conform to WS-I Basic Profile v1.1.

Ou seja, o WSDL gerado pelo PHP não está conforme o padrão. Dando uma alterada aqui e ali, podemos usar o seguinte código para gerarmos o web-service em PHP dentro dos conformes:

<?php
// Requerimento aos componentes
require_once('nusoap/nusoap.php');
include("class.phpmailer.php");
include("class.smtp.php");


// Criação da instância
$server = new soap_server();


// Registro do método
$server->register('EnviaMail');


// WSDL
$server->configureWSDL('server.EnviaMail','urn:server.EnviaMail');
$server->wsdl->schemaTargetNamespace = 'urn:server.EnviaMail';
// registra o método a ser oferecido
$server->register('EnviaMail', //nome do método
array('email' => 'xsd:string'), //parâmetros de entrada
array('return' => 'xsd:string'), //parâmetros de saída
'urn:server.EnviaMail', //namespace
'urn:server.EnviaMail#EnviaMail', //soapaction
'rpc', //style
'literal', //use
'Retorna se o e-mail foi enviado' //documentação do serviço
);


// Definição do método a ser utilizado
function EnviaMail($email) {
return "E-email enviado com sucesso!";
}


// Requisição para uso do serviço
$HTTP_RAW_POST_DATA = isset($HTTP_RAW_POST_DATA) ? $HTTP_RAW_POST_DATA : '';
$server->service($HTTP_RAW_POST_DATA);
?>

Perceberam a diferença? Praticamente nenhuma, mas há: o estilo do documento. Não irei entrar em detalhes, mas dois tipos de documentos mais usados: encoded e literal (veja mais nesse artigo). Use literal! Com isso seu web-service será consumido certinho...
Se estiver com o erro: O cliente encontrou o tipo conteúdo de resposta de ' text/html; charset = utf-8 ', mas era esperado 'text/xml' ou The client find the answer 'text/html', but was expected 'text/xml'. verifique se seu web-service está imprimindo conteúdo HTML (echo) e comprometendo o retorno dos dados. Tranquilo, né?

2 comentários:

Emerson Aguiar disse...

Estou tentando consumir um webService de um wsdl e apresenta o erro descrito no final do artigo: O cliente encontrou o tipo conteúdo de resposta de ' text/html' e uma string com o xml do wsdl, não sei como resolver, você poderia me Ajudar?

Thiago Marçal disse...

Emerson, se a mensagem retornada está sendo essa é porque o web-service está imprimindo o conteúdo em HTML e não em XML. Precisa-se rever o web-service e adequar para o retorno correto.

Postar um comentário