Wordpress em ASP.NET

O Wordpress é um dos melhores gerenciadores de blogs que eu já vi. Muito completo e de código aberto, sua flexibilidade de utilizar add-ons (plugins) é o que permite dar-lhe grande escalabilidade. Visite o link para conhecer... Já tinha utilizado a ferramenta algumas vezes e achei bem intuitiva e fácil de usar (além de manipulá-la). Então dei uma olhada na net e, infelizmente, não há versões dele em ASP.NET. Então pensei: porque não fazer?


Comecei a dar uma olhada no código analisando a reutilização das páginas. Vendo por alto dá para sentir como o negócio foi bem feito! Surpreendente o que foi feito em PHP... Voltando... Primeiro gerei uma cópia do HTML de algumas páginas. Como fiz isso? Exibindo a página no navegador, mostrando o código-fonte (em HTML) e salvando. Só assim que dá pois o código PHP está misturando com código HTML. É chato, trabalhoso e principalmente nunca fica do jeito que queremos. Mas ficou quase parecido.

Depois fiquei vendo que não vai ser tão fácil assim. Parei e desisti! Muito cansativo... Pelo menos já tenho o HTML de algumas páginas (estático). Fiquei enrolando por um tempo e precisava ter um CMS para sites. O Wordpress já é um CMS então pensei em agregar um módulo para fazer cadastros pegando uma tabela no banco de dados e transformando em formulário. Pelo menos isso! Feito...


Hoje, ao menos, já tenho um cadastro! Isso poderia ser feito por Linq? Claro! Isso é Linq... Apenas coloquei na casca do Wordpress. Ou seja, o que fiz, qualquer um poderia ter feito. Agora o mais difícil é fazer os demais módulos. Ou seja, fazer o Wordpress... Complicado! Não sei se conseguirei fazer. Talvez desista no meio do caminho ou não. Futuro indeciso. Se um dia terminar coloco no Google Code ou em qualquer repositório para download.

Fazendo umas pesquisas no Google, encontrei o site de David Pirek. Ele fez um gerenciador de conteúdo para blogs em ASP.NET (em MVC ainda) de forma bem mais reduzida que o Wordpress mas que tem o mesmo objetivo (menos a casca). Bem interessante! Para conhecer veja o projeto ASP.NET CMS 3.0. Acho que quebra um galho... Também, para ver o demo e a versão 4.0 clique aqui. A minha idéia de copiar o Wordpress e transformar em ASP.NET veio daí e no grande poder que a ferramenta disponibiliza.

Resumo
Projeto: Wordpress em ASP.NET
Linguagem: C# 3.5
Banco de Dados: SQL Server
Plugins: JQuery, Mootools, ASP.NET AJAX, NicEdit WYSIWYG
Andamento: 1%

Obs: Depois estava lendo que há um "armengue" de colocar o Wordpress em PHP e o blog em ASP.NET para funcionar. Parece que se colocar o Wordpress em um diretório e o blog em outro e configurar como aplicações separadas no IIS (lembrando que pode ter o PHP no IIS com FastCGI) dá pra fazer funcionar. Só que terá que programar o blog para puxar as informações. Não testei, mas fica a dica para quem quiser tentar...

4 comentários:

Marcos Bazzo disse...

Bom dia Thiago.
Ótima iniciativa.

Você poderia disponibilizar o projeto para Download?
ou me enviar pelo email: i9connect@gmail.com

Abraços.
Marcos

Thiago Marçal disse...

Marcos, esse projeto deixei em stand by a muito tempo. Não tive tempo de continuar devido à demanda de outros projetos. O que tenho é bem simplório e talvez não atenda ao negócio desejado (ainda). Quando eu tiver um tempo e finalizar pelo menos um módulo, com certeza colocarei para download.

Rafael Neri disse...

Sei que estou atrasado pra comentar mas quero apenas dizer que há uma versão do wordpress com ASP.NET usando .NET ou MONO.

http://wpdotnet.com/

Tercio Lemos disse...

Thiago, mesmo assim seria interessante você disponibilizar a sua versão, mesmo não terminado, poderíamos deixa-lo em aberto e manter você atualizado de alguma eventual mudança.

Postar um comentário